Algumas vezes ouvi de certos profissionais da área a seguinte afirmação: "o fulano de tal era atleta mesmo". Isto soava mal aos meus ouvidos e questionava-me: que danado é ser "atleta mesmo"? pois para mim o indivíduo é atleta ou não. Então, pesquisando encontrei entre vários conceitos o seguinte:
"(artigo jurídico) O atleta, um profissional.
Publicado em 2 setembro , 2008 por fernandotasso
1 O atleta.
Atleta é qualquer pessoa que se dedique a uma atividade física ou modalidade esportiva, seja de forma profissional ou amadora. Mesmo os que apenas correm pelas ruas da cidade a fim de melhorar a forma física e a saúde não deixam de ser atletas, no sentido mais amplo da palavra.
Na definição de Marcílio Krieger, atleta é qualquer pessoa que pratique qualquer das manifestações do desporto, seja: “educacional, de participação ou de rendimento, podendo ser qualificado quanto à forma de sua prática, em amador, não-profissional e profissional”.[1]..."
Dias 01 e 02/06, no Troféu Brasil, o ATLETISMO MASTER demonstra mais uma vez que ser atleta é algo que transcende os pré-conceitos formados pelos interesses econômicos ou interesses de auto-afirmação profissional. O ser atleta está muito mais ligado a continuidade de que aos picos de fama. O prazer em treinar e competir é muito mais legítimo que a obrigação de resultados para cumprir contratos ou assegurar patrocínios.
Viva o atletismo! para quem gosta desta modalidade, do pré-mirim à categoria mais alta do master.
Eliomar Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário